Você está visualizando atualmente Analog Recomenda: “O Farol” (The Lightouse, 2019)

Analog Recomenda: “O Farol” (The Lightouse, 2019)

Dirigido por Robert Eggers, o filme narra a história de dois homens responsáveis por cuidar de um isolado farol. Estrelado por Robbert Pattinson e Willem Dafoe, o filme se destaca pelo seu visual sombrio recheado de misticismos. 
Ok, e o que isso tem a ver com fotografia analógica?

O filme todo, que é em preto e branco, foi rodado utilizando filme 35mm Kodak Double-X 5222. Segundo o cinematografista, em um primeiro momento foram testado diversos filmes, inclusive emulsões coloridas da Kodak posteriormente dessaturadas, mas nada se comparava com o PB original.

Acrescido de um filtro ortocromático customizado pela Schneider Optics foi possível chegar em uma estética única. Pra esclarecer um pouco melhor, filtros (ou filmes) ortocromáticos não são sensíveis a luz vermelha. Isso significa que tons como o de pele, por exemplo, ficarão muito mais escuros que o normal. Ao mesmo tempo, tenderá também a enfatizar a luz azul e UV.
Por conta do filtro utilizado, o Double-X foi utilizado na maioria das vezes em ISO 80, chegando a 50 quando a iluminação era Tungstênio. Esse baixo ISO exigia muita iluminação no set, por vezes fazendo até com que os atores não se enxergassem.

As lentes utilizadas no filme são Baltars que datam de 1912 e 1930 alugadas da Panavision, e claro, precisaram ser adaptadas para servir aos equipamentos de filmagem. Todo o processo enfatizava um filme que de fato tivesse essa estética antiga e sombria, e sem dúvidas esse resultado foi atingido.