Como o nome já sugere, a linha Portra foi desenvolvida para ser um filme de retratos (Portraits). É claro, nada impede que seja usado para paisagens ou outras aplicações.
A emulsão foi a mesma desde 1998, e em 2010 passou por uma atualização que lançou esse linha atual que encontramos nas lojas. O “novo” Portra usa várias tecnologias da Kodak Vision, a linha de cinema da Kodak, e com isso conseguiram melhorar a qualidade do filme principalmente para os tons de pele e na sua nitidez em geral.
Com três opções de ISO disponíveis (160, 400 e 800) o Portra é um filme com balanço de branco para a luz do dia. Tem um grão bem fino, principalmente na versão 160 -o que chega a incomodar um pouco as pessoas que gostam de filmes bastante granulados.
É um filme de tons lavados, contraste e saturação bastante equilibradas. Por ser direcionado a retratos, naturalmente tende a destacar o vermelho, laranja e amarelo.
Uma das principais vantagens: bastante latitude de exposição e alcance dinâmico. Suporta muito bem a superexposição sem estourar os brancos. Funciona muito bem com o uso de flash também.
Infelizmente é um filme caro pra gente aqui no Brasil, mas de longe, um dos meus preferidos.